segunda-feira, 13 de maio de 2019

Adaptação Escolar



Olá, o X da questão é adaptação escolar
Como funciona a adaptação da criança na escola?
O que a família pode e deve fazer para uma boa adaptação?
Como a escola faz para adaptar tantas crianças diferentes?
Conforme Piaget, biólogo e psicólogo, para ocorrer uma adaptação é preciso passar por um processo de assimilação e acomodação.
O que isto significa na prática?
De uma forma bem simples...
Para que tudo se acalme é preciso assimilar, ou seja, conhecer, envolver-se, identificar-se, acumular informações... para depois acomodar, ou seja, organizar, modificar-se, transformar-se... para, então, se adaptar a nova situação.
Na escola, a criança precisa, primeiro, conhecer cada espaço, identificar os colegas e as educadoras, envolver-se com interesse nas atividades e transformar-se para poder sentir que faz parte desta nova realidade.
Por isto tem que ser aos poucos... com calma...
Os pais e mães, antes das crianças, também precisam se adaptar... Conhecer, confiar e ter certeza de que esta escola é a melhor para seu filho ou filha neste momento.
99% do sucesso da adaptação escolar das crianças passa pela família. Na sua certeza e convicção!
A família e a escola precisam compreender que cada criança tem seu tempo e um jeito diferente de desenvolver-se no processo de adaptação.
Algumas crianças choram... algumas mães e familiares choram... e precisam de acolhimento da escola. Isto faz parte. Tudo passa com o tempo.
Mas se esta “tristeza” permanecer na separação, não é saudável e até mesmo prejudicial. Um sinal de alerta que algo está errado.
Se estiver confuso, dolorido ou muito sofrido, busque ajuda de um profissional experiente.
Uma dica:
Converse bastante com a criança, com outras famílias, com educadores sobre o que vai acontecer... como está acontecendo... porque acontece...
Para uma adaptação escolar de sucesso...
Conversa, certeza e confiança são fundamentais!
Pense nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário