sábado, 28 de junho de 2008

Família, um grande desafio



A família está em constante transformação, sofre influências do mundo e das pessoas que fazem parte dela. Podemos perceber que, com o passar dos tempos, a família vem se modificando e os desafios na educação dos filhos também.
Para educar os filhos não existe uma escola, eles não vêm com manual de instruções e nem mesmo com um botão de liga e desliga (o que seria muito prático em alguns casos). Não existem receitas prontas para lidar com as dificuldades e os problemas do dia-a-dia.
Na família, como na educação dos filhos, vamos aprendendo com os erros, ou seja, pensando nos acontecimentos e tentando transformar os erros em acertos.
Quando uma família está esperando um filho, todos se envolvem no processo de gestação, formando uma rede de sonhos e expectativas. Quando a criança nasce e vai crescendo, poderá ou não corresponder.
Uma criança se desenvolve normalmente quando vai amadurecendo conforme a sua idade. As birras, agressividade e ciúme podem fazer parte do desenvolvimento, afinal, as crianças estão se formando. Porém alguns pais se desesperam e ficam confusos, colocando em risco a própria estrutura familiar.
A família está se modificando. Os pais se acham modernos, mas os filhos são pós-modernos.
Não podemos esquecer que, na relação familiar, os pais sempre devem ter o domínio da situação. Se der empate neste jogo, pais e filhos se tornam iguais e os limites, valores e a formação pessoal se perdem. Ser família é um grande desafio.
O que fazer?
- coerência na família: pais, avós, tios, madrinhas precisam combinar as opiniões para não confundir as crianças.
- dialogar: toda conversa é importante quando faz crescer e leva a uma mudança positiva no comportamento de toda a família.
- respeitar: conhecer e compreender os limites e o amadurecimento de cada um
- não achar culpados: a culpa deixa mais difícil a tarefa de educar

Família onde tudo começa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário